Estudos do Labirinto é um desenho potenciado pelo encontro entre a arte contemporânea e espaços museológicos de naturezas distintas. Em Belém, o projeto encontra o seu campo de ação e confluência, mais propriamente no Museu Nacional de Etnologia, no Jardim Botânico Tropical, no Museu de Marinha e no Planetário Calouste Gulbenkian. Pensar a criação artística e os seus processos através da criação de uma plataforma de trabalho, uma residência artística, que resulta agora nesta instalação compósita.
O projeto pede o nome emprestado a Károly Kerényi, Estudos do Labirinto, uma riquíssima investigação em torno do enigmático desenho do labirinto que traz à superfície questões inerentes ao gesto, à vida e à morte. O labyrinthos enquanto linha infinita capaz de se multiplicar em todas as direções, mas também enquanto movimento, ao retornar pela mesma linha partindo do centro, conduzindo a uma espiral dupla, a evocação do desdobramento.
São múltiplos os meandros que podemos percorrer, diferentes as linhas de investigação que nos permitem explorar e fecundar o exercício do fazer artístico. Esta exposição põe em relação a obra de um conjunto de artistas com os lugares onde se apresenta.
Se, por um lado, a presente montagem persegue diferentes modos de pensar por outro a programação paralela que denominamos de Materiais dos Estudos do Labirinto permite-nos continuar a trabalhar sobre diferentes matizes que assumem múltiplas formas, sejam elas as de conferências, ciclos de filmes ou oficinas.
Estudos do Labirinto é o enigma que não se resolve, um desenho que emana do mundo das ideias e através do qual somos transfigurados pela visão do mais distante.
Artistas Ana Santos, Armanda Duarte, Belén Uriel, Francisco Tropa, Nuno Vicente, João Maria Gusmão + Pedro Paiva e Teresa Carepo.
Curadoria Cláudia Ramos
Créditos Fotográficos António Jorge Silva
Design Gráfico Vivoeusébio
Patrocínios
Câmara Municipal de Lisboa
Fundação Calouste Gulbenkian
Accion Cultural Espanola
Parcerias
Museu Nacional de Etnologia
Jardim Botânico Tropical
Museu de Marinha
Planetário Calouste Gulbenkian - Ciência Viva
Faculdade de Belas Artes de Lisboa
Documenta
Turismo de Lisboa
Arco
Com o reconhecimento mecenático do Ministério da Cultura*
ESTUDOS DO LABIRINTO
INAUGURAÇÃO
18 de Maio de 2018
Apresentação e inauguração da exposição Estudos do Labirinto às 18h no Museu Nacional de Etnologia, dando inicio à exposição no Jardim Botânico Tropical e no Museu de Marinha.
Projeção de João Maria Gusmão + Pedro Paiva das 20h às 22h no Planetário Calouste Gulbenkian.
EXPOSIÇÃO
de 19 de Maio a 16 de Setembro de 2018
Museu Nacional de Etnologia
Francisco Tropa e Teresa Carepo
3ª das 14h às 18h; 4ª a Dom. das 10h às 18h (última entrada às 17h30)
Jardim Botânico Tropical
Armanda Duarte e Nuno Vicente
Todos os dias das 9h às 20h
Museu de Marinha
Ana Santos e Belén Uriel
3ª a Dom. das 14h às 18h (última entrada às 17h30)
Planetário Calouste Gulbenkian
Pedro Paiva + João Maria Gusmão
5ª, 6ª e sábado das 18h às 20h + dia 20 de Maio das 18h às 20h
VISITAS ORIENTADAS À EXPOSIÇÃO
Museu Nacional de Etnologia
21 de Julho e 15 de Setembro, 16h
























