top of page

Sobre Nós 

A CASINFÂNCIA - Lugar, Tempo e Discurso Associação é uma entidade cultural sem fins lucrativos que desenvolve trabalho desde 2014.

 

Um projeto dedicado ao apoio à criação artística, investigação, programação e formação em colaboração com artistas, investigadores e instituições sendo apoiada por parcerias públicas e privadas.

 

A CASINFÂNCIA trabalha com as especificidades dos contextos e territórios onde intervém, desenhando programas de residências artísticas como o da fábrica que desvanece à baía do tejo que teve lugar no antigo território industrial da Companhia União Fabril, actual Baía do Tejo (Barreiro) e o Estudos do Labirinto em Belém (Lisboa) em parceria com o Museu Nacional de Etnologia, o Jardim Botânico Tropical, o Museu de Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian. A CASINFÂNCIA organiza também exposições, oficinas, publicações e colóquios em articulação com diversas outras instituições culturais. 

 

A nossa missão é potenciar o encontro e o discurso entre artistas, investigadores, lugares e comunidades.

O Nome

IMG_8411.JPG

O Nome surge do encontro com a poesia de Herberto Helder,  um poema — Minha cabeça estremece. 

CASINFÂNCIA representa tempo, abismo, vida e morte, uma casa absoluta, múltipla que se transforma, que se adensa. É água interna...

Minha cabeça estremece (escuta)

Musica de Rodrigo Leão / Gabriel Gomes
Poema de Herberto Helder (dito pelo próprio)

Faixa do disco "Entre nós e as palavras" (Sony, 1997) — projecto "Os Poetas"

bottom of page